Maus – A história de um sobrevivente

maus-01O livro de hoje é um quadrinho maravilhoso que li e que achei incrível. Eu jamais poderia de deixar de falar sobre ele. Em Maus, o autor Art Spiegelman conta como seu pai Vladek, um judeu polonês que sobreviveu ao Holocausto.

Vladek conta ao filho as inúmeras decisões difíceis que teve que tomar rapidamente para tentar escapar dos alemães. Ele conta em detalhes as dificuldades vividas no campo de concentração e as atrocidades que aconteciam lá. Nem dá para acreditar que pessoas fizeram tanta crueldade com outras pessoas. Com certeza, Vladek teve que se manter muito forte o tempo todo para conseguir sobreviver.

Aliás, não teria como sobreviver à perseguição nazista sem que marcas fossem deixadas na sua personalidade. Vladek tem algumas manias e dificuldades em se relacionar com as pessoas, inclusive, Artie e ele não se são muito bem.

maus-02

Como eu disse, a história é narrada por quadrinhos. Neles, os judeus são representados por ratos, os alemães por gatos, os poloneses por porcos e os americanos por cachorros. Acho que tinha outros animais mas não me lembro muito bem. A representação das pessoas dessas etnias/nacionalidades por animais faz uma alusão ao relacionamento entre esses animais na ‘natureza’.

Os diálogos entre Art e seu pai são muito interessantes, e é muito legal como que o sotaque do pai deixa a história mais legal ainda. É uma história triste mas muito bem contada.

Recomendo essa leitura. É um livro que vale a pena ter e ler. Não dá nem vontade de parar.

Super beijo a todos!!!

Ka

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s