Bolo de Chocolate com Cobertura de Ganache

Sabe quando você acorda com vontade de comer bolo de chocolate? Às vezes isso acontece comigo! Eu queria fazer um bolo simples, então fiz sem recheio, mas fiz uma cobertura para ficar bonito.

bolo-de-chocolate-com-cobertura-de-ganache-01

A receita do bolo eu peguei no site Panelaterapia, onde a Tati estava anunciando os vencedores das melhores receitas de bolo de chocolate do mundo!  Escolhi fazer a terceira receita, e para a cobertura, eu fiz uma ganache bem fácil. Vou colocar a receita aqui de acordo com o que eu fiz.

Bolo

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio

No liquidificador, bata o leite, o óleo e os ovos. Despeje a mistura em uma tigela. Acrescente o restante dos ingredientes peneirados e misture com um fuê até que a massa fique homogênea. Leve para assar em forma untada com manteiga e cacau em pó. Eu coloquei o bolo em duas formas de bolo inglês.

O forno deve estar pré-aquecido em 190°C  e você deve assar por aproximadamente 30 minutos. Espete um palitinho no centro do bolo para se certificar de que o bolo está assado. Se o palitinho sair limpo, o bolo está pronto.

bolo-de-chocolate-com-cobertura-de-ganache-02

Cobertura

  • 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo
  • 1/3 xícara (chá) de creme de leite

Coloque os chocolate meio amargo e o creme de leite em uma tigela e derreta em banho maria, até o chocolate se dissolver por completo. Passe a cobertura sobre o bolo e nas laterais também. Se preferir, coloque o confeito desejado.

bolo-de-chocolate-com-cobertura-de-ganache-03

Adorei essa receita! Ela é muito fácil de fazer e fica super fofinho! O bolo cresce bastante e eu cortei aquela barriguinha que forma no meio do bolo, só para ficar bonitinho na foto.

Se você preferir um bolo mais doce, sugiro substituir a ganache por uma cobertura de brigadeiro. Para fazer a cobertura de brigadeiro é só fazer a receita do brigadeiro , e depois de retirar do fogo, basta adicionar algumas colheres de creme de leite para ficar mais mole e mais fácil de cobrir o bolo. Coloque o creme de leite aos poucos até obter a consistência desejada.

bolo-de-chocolate-com-cobertura-de-ganache-04

Como fiz dois bolos, eu passei a cobertura apenas em um deles e o outro eu congelei sem cobertura mesmo. Como somos só o meu marido e eu em casa, preferi congelar um dos bolos para comer depois!

Espero que tenham gostado e tentem fazer em casa!

Um beijo a todos!

Kah

Anúncios

5 comentários sobre “Bolo de Chocolate com Cobertura de Ganache

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s